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Pro Evolution Soccer (PES) 2008
A necessidade é a mãe da invenção, e PES 2008 é a prova maior disso. Para se adptar aos controles do Wii o winning eleven passou por uma transformação radical que o tornou um jogo melhor, mais divertido e menos complicado, um exemplo perfeito do que um jogo de Wii deve ser.
Defesa:
Antecipação:
Um dos meios mais eficazes de se defender é a antecipação, você pode faze-la de duas formas (e recomendo que faça sempre as duas ao mesmo tempo)Selecione os jogadores adversários que estão em posição de receber a bola a aperte “Z” deixando apertado, assim os jogadores vão se antecipar quando for feito o toque. Outra maneira é usar o free run, para isso selecione o seu jogador e arraste na direção que você acha que a bola vai ser tocada, interceptando-a assim que o toque for feito.
Tomada de bola:
Também pode ser feita de várias maneiras, a primeira é selecionar o jogador com a bola com o “A” até que o círculo abaixo fique vermelho, clicando várias vezes você chama vários jogadores seus sobre o mesmo adversário, o que pode ser bom as vezes mas também pode deixar outros jogadores sozinhos prontos para fazer o gol. Outra maneira é o famoso carrinho, para faze-lo basta segurar o “Z” e balançar o nunchuck,mas tome cuidado, carrinho por trás quase sempre é expulsão, a terceira forma e minha preferida (usando junto com a antecipação) é a tomada simples, que consiste em você fazer um free run e clicar “Z” quando estiver em posição, com isso o jogador toma a bola já dominada.
Linha de impedimento:
Uma das mais perigosas, pois se você errar no tempo ficam 2 ou 3 jogadores sozinhos na sua aérea, para faze-lo basta balançar o wiimote na vertical, e uma linha azul mostrará seus defensores subindo.
Meio de Campo
Toque de bola:
É aqui que é importante dominar o toque rápido e as jogadas, que se desenrolam de maneira esplendida com os novos controles. No começo para não se atrapalhar, clique numa área a frente do jogador com a bola para que ele inicie o movimento enquanto você observar os outros jogadores e muda suas posições utilizando o free run e também o descocamento do passe que pode ser feito segurando o “B”, lembre-se que se você soltar o “B” antes de o jogador chegar na marca o toque vai ser fraquinho, então calcule as distâncias e sempre procure jogar nas costas do marcador. Quando receber a bola faça da mesma maneira, gire nas costas do marcador.
Chamar e passar:
É um clássico mas funciona, segure a bola para chamar o marcador e toque para o atacante livre, a medida que for aprendendo a posicionar os jogadores você poderá utilizar o toque de primeira para deixar o atacante na cara do gol sem estar impedido, não é difícil.
Laterais e meio:
Utilize o meio para o toque e as laterais para os cruzamento, prefira sempre tocar a bola mais um pouco do que dar aqueles chutões de longe.
Dribles:
Um bom drible é a média distância você traçar uma trajetória, depois segurar “Z” e balançar o nunchuck como se fosse para chutar, fazendo isso ele dá um falso chute com uma passada, que é ótima tanto para fintar jogadores quanto o goleiro, mas exige um pouco de prática. A finta simples é feita alterando a velocidade e sempre buscando as costas do oponente.
Ataque
Chutes:
Balançando o nunchuck você chuta, porém é importante lembrar que embora ele leve em conta a velocidade e o efeito a direção não importa, ou seja se você está atacando da direita para a esquerda pode balançar da esquerda para a direita que mesmo assim o jogador vai chutar para o gol da direita para a esquerda, e isso é importante porque a nossa tendencia é balançar para “fora” ou seja da direita para esquerda e isso faz com que efeitos indesejados sejam adicionados no chute, fazendo com que você possa errar um gol feito.
Gol por cobertura:
nesta versão ficou bem fácil encobrir o goleirão, basta correr em direção a ela, quando ele sair do gol e estiver perto de você “jogue” o wiimote para cima na intensidade que você acha necessária para encobri-lo, as vezes é necessário um toque alto e curto, as vezes um baixo e longo, rapidamente você pega o jeito.
Fintando o goleiro:
Utilize a seta azul para avançar em velocidade, quando o goleiro começar a sair do gol encurte a seta para que seu jogador reduza a velocidade, quando o goleiro estiver mais perto aumente novamente a velocidade cortando sempre pra fora e depois para dentro, depois é só partir para o abraço.
Gols de longe:
Certos jogadores tem chute melhor do que os outros, então dê prioridade para estes, quando for chutar é importante que o jogador esteja em baixa velocidade e virado para o gol, de aponte para uma diagonal ou o centro depois de uma ligeira virada e movimente o nunchuck de forma curta e sem muitas curvas (a não ser que você já domine os efeitos), a força e a distância só meso com a prática, mas não é dificil marcar da entrada da grande área, porém não é meu estilo, lembre-se sempre de dar aquela deslocadinha no goleiro, assim fica indefensável.
Gols de falta:
Aqui é preciso perícia com o nunchuck, eu particularmente gosto de colocar efeito para baixo e para dentro, assim posso bater as faltas com mais força, mas o importante é calcular bem a distância para não botar muita força.
Gols de cabeça:
Mire sempre no vazio, nunca na cabeça do jogador, assim ele vai se deslocar e sair da marcação, quando for balançar o nunchuck faça sempre de cima para baixo e na diagonal.